top of page
Buscar
  • Foto do escritorNey Broker

Para todos os Capitães embarcados

Atualizado: 29 de dez. de 2021

Cá estou para parabenizá-lo pelo novo e reestruturado site Marinheiros Particulares do Brasil.


O layout está muito bom, com seções bem distribuídas, com visual limpo e de fácil leitura.




O MPB vem para somar com os amantes do mar, contribuindo com importantes dicas, informações e prestações de serviço.


Entendo que a profissão de marinheiro (esporte e recreio), devido à realidade e necessidades atuais, deixou de ser meramente condutor de embarcação.


Hoje, o principal responsável pelo barco, independentemente do seu tamanho e complexidade de navegação e instrumentação (GPS, Sonar, Rádio VHF e outros aparatos), o capitão, também, tem que administrar o bem estar dos passageiros – o proprietário da embarcação e família –, transmitindo tranquilidade e confiança, mesmo que seja em um simples passeio de fim de semana. Todos nós, apaixonados pela imensidão do mar, sabemos o quanto o oceano é instável, e devemos respeitá-lo sempre, pois a qualquer momento o seu humor pode mudar. Por isso, o marinheiro deve estar preparado e qualificado para todos os imprevistos, desde os mais simples, como, por exemplo, enjoo de passageiros não acostumados com o balanço do barco nas marolas, até os mais preocupantes – homem ao mar, abalroamento e incêndio. Claro que isso não aconteça conosco, mas, infelizmente, tudo é possível.


Não interessa o valor da embarcação. O marinheiro é tão responsável por ela quanto o proprietário. Faço aqui a comparação de um iate com um PSI – Puro Sangue Inglês. O jóquei, acostumado com vitórias, é tão dono do cavalo quanto o seu patrão.


A consagração do marinheiro é finalizar uma viagem segura e tranquila, proporcionando momentos de alegria e prazer ao patrão, família (e alguns amigos inconvenientes).


Diante dessa radiografia sobre a atuação do marujo, o site Marinheiros Particulares do Brasil vem para contribuir com a nossa categoria, sempre nos auxiliando através de suporte técnico com importantes dicas de especialistas. Sendo assim, como mero marinheiro iniciante, sugiro que o site tenha uma seção específica voltada para cursos, treinamentos, palestras e workshops.


Sou Arrais há cinco anos e, agora, estou me preparando para Mestre Amador. Dúvidas sempre vêm à tona seja a boreste, seja a bombordo, mas tentando remar na direção certa. A curiosidade é o meu principal combustível! Sou jornalista/marinheiro, adoro esportes radicais.


Estou me preparando para abraçar o mar. Penso, inclusive a fazer curso de bombeiro civil. Aqui na cidade onde moro – Campinas, interior de São Paulo –, descobri o curso ministrado por um oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Além de combate a incêndios, o curso oferece treinamento para administrar situações de crise em locais confinados (no nosso caso em lanchas/veleiros/iates), rapel (aquela corda em que um maluco-beleza fica pendurado às alturas), e o curso de Primeiros Socorros, também faz parte da grade curricular. Para embarcações de menor porte, que pode ser guardada numa vaga seca, até operador de empilhadeira, essa escola de bombeiro civil oferece. Como jornalista sempre atuei com prestação de serviço para ajudar o próximo, por isso quero ir além.


Pretendo me preparar para resgate marítimo através de moto-aquática. Mantenho contato com o Instituto Anjos do Mar Brasil, em Itajaí-SC, que oferece o treinamento com três dias de duração. Assim como o IAMB, o Sea Shepherd Brasil, também oferece ações para o Salvamento de Animais Marinhos em Derrames de Petróleo, além da conservação de raias e tubarões. Se quisermos manter nossa função de marinheiro em toda costa brasileira, nós marinheiros de esporte e recreio devemos estar preparados para atuar onde mais amamos e fazer a nossa parte, a de cuidar do Planeta Água.

Agora, mais como marinheiro/jornalista, coloco-me à disposição para contribuir direta e/ou indiretamente com o site Marinheiros Particulares do Brasil. Fico à disposição, também, para todos os capitães embarcados que queiram registrar em vídeo-documentário suas aventuras pelos sete mares, além da produção de vídeos de test drive de embarcações novas e produção de vídeos para embarcações a venda.


A todos, bons ventos!


Anthony Jones anthony.wjones@hotmail.com anthony@bikedigital.com.br WhatsApp: (19) 9.9666-1476 www.bikedigital.com.br

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page